Crédito: Bento Viana/ISPN

Para disseminar o conhecimento acerca dos frutos nativos da Caatinga e do Cerrado e conscientizar as pessoas da importância de conservar o meio ambiente para garantir a sustentabilidade  das famílias que dependem dos recursos naturais para viver, os vídeos Cerratinga serão exibidos em eventos de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).

Com imagens da coleta dos produtos e seu processamento, os filmes oferecem uma viagem por várias paisagens típicas dos biomas, informando o público sobre toda a cadeia produtiva que está por trás dos produtos que ele consome.

De acordo com Fábio Vaz, coordenador executivo do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), “a linguagem simples e objetiva foi priorizada tanto na produção do curta sobre o maracujá-da-Caatinga, quanto na do baru a fim de atender os consumidores que não estão familiarizados com a realidade destes biomas e seus povos. Dessa forma, estamos sendo convidados para participar de vários circuitos que dão visibilidade à temática de conservação da natureza, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, indígenas e agroextrativismo”.

O vídeo sobre o maracujá-da-Caatinga será transmitido no Circuito Tela Verde, que acontecerá no Senado Federal, entre os dias 02 e 06 de junho. As imagens foram gravadas na cidade de Uauá, BA, região do semiárido nordestino, onde o maracujá-da-Caatinga é abundante e importante fonte de renda para as famílias da zona rural. O fruto coletado pode ser transformado em sucos, doces, polpas e sorvetes, mas é a venda da geleia pela Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), que gera renda para 450 famílias de 18 comunidades.

Já no VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que ocorrerá de 05 a 08 de junho em Brasília, é a vez do vídeo sobre a cadeia produtiva do baru. O vídeo apresenta como comunitários do povoado de Caxambu, em Pirenópolis (GO), renovaram o ânimo a partir da renda gerada pela comercialização da amêndoa do baru. O cine Cerrado ocorrerá de 19h às 20h, dos dias 06 e 07 de junho, no Complexo Cultural Funarte.

O Cerratinga é uma iniciativa do ISPN e atua como fonte de informações para os consumidores conhecerem os produtos destes biomas, contribuindo para a inserção das espécies nativas nos mercados locais, regionais e nacionais, para a melhoria de qualidade de vida das comunidades, das comunidades produtoras e para a conservação dos biomas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário