Coroa de frade florindo (Foto: DoDesign-s)
Espécie da Caatinga

A coroa de frade (nome científico Melocactus bahiensis) é um cacto do bioma Caatinga, de formato arredondado, pequeno e achatado, que alcança até 12 centímetros de altura. Possui espinhos mistos, grossos e finos, e flores em tons rosa e vermelho bastante procuradas pelas abelhas. Somente em sua fase adulta desenvolve o cefálio – uma espécie de coroa que se forma em seu topo com um belo tom de vermelho. Daí o nome dessa planta, cujo formato se assemelha à cabeça calva de um frade franciscano.

Normalmente encontrado entre pedras, esse tipo de cacto é usado para fins medicinais, alimentares e como planta decorativa. Os povos do Semiárido costumam fazer chá para tratar doenças nos rins e no intestino. É também muito utilizada por agricultores para alimentar os animais de criação, por ter uma boa reserva de água e proteína. Seu fruto tem a cor rosa e assemelha-se a uma amêndoa. Mas é a planta inteira que é utilizada como ingrediente para fazer bolos, doces e biscoitos.

Coroa de frade (Foto: DoDesign-s)

 

O doce do cacto coroa de frade é um dos mais procurados no município de Poço Redondo, em Sergipe. A sobremesa é preparada com água, açúcar, canela em pó e cravo. Mas antes, é importante retirar bem os espinhos!