Agricultores familiares lançam loja virtual com produtos do Cerrado e da Caatinga

A loja virtual da Central do Cerrado reúne mais de 30 associações e cooperativas de diferentes pontos do país Baru, jatobá, pequi, umbu. Ingredientes regionais que simbolizam a biodiversidade encontrada nos sabores brasileiros. A safra do Cerrado e da Caatinga inspira agricultores que residem em alguns territórios desses biomas — Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins,…

A Produção brasileira de alimentos e as dificuldades enfrentadas para sua regularização sanitária

Nos últimos anos, quem tem acompanhado o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil, percebe a crescente corrente do movimento agroecológico brasileiro. Esta nova abordagem da agricultura, que busca integrar os diversos aspectos sociais, econômicos e ambientais na unidade de produção familiar, enfrenta entraves regulatórios que desconsideram o papel da agroecologia na economia e na qualidade…

Cagaita – Boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia lança, em parceria com o ISPN e apoio do Funbio/TFCA, a cartilha de “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável da Cagaita“, de autoria dos pesquisadores Dr. Aldicir Scariot e Dr. José Felipe Ribeiro. A publicação soma-se à coleção iniciada em 2011 pela Embrapa e ISPN, que já conta com outras…

Instituto ATÁ e parceiros inauguram boxes de produtos da biodiversidade no Mercado Municipal de Pinheiros

A cidade de São Paulo ganha em março um novo alento para os sabores brasileiros. Estão sendo abertos neste mês quatro novos boxes do Mercado Municipal de Pinheiros, focados em ingredientes de diferentes biomas do Brasil, que ficarão sob curadoria do Instituto ATÁ em parceria com o Instituto Socioambiental, o Instituto Auá, a Central do…

lSPN lança cartilha sobre extrativismo sustentável de Cascas de Árvores

A cartilha sobre cascas de árvores, a 11ª da série “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável”, é voltada para extrativistas, assessores técnicos, associações e cooperativas que trabalham direta ou indiretamente com cascas. A cartilha foi elaborada por Bruno Filizola e Maurício Bonesso e é fruto da parceria do ISPN com o Programa das Nações…

lSPN lança cartilha sobre extrativismo sustentável do jatobá

A cartilha sobre o jatobá, a 10ª da série “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável”, é voltada para extrativistas, assessores técnicos, associações e cooperativas, que trabalham direta ou indiretamente com o fruto. A cartilha foi elaborada por Camila Costa e é fruto da parceria do ISPN com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento…

ISPN lança livro Agricultores que Cultivam Árvores no Cerrado

O ISPN, juntamente com a Embrapa Cenargen, o WWF Brasil e dezenas de agricultores espalhados por todo o Cerrado, lançam em parceria o livro “Agricultores que Cultivam Árvores no Cerrado”. O livro descreve, em reconhecimento aos saberes locais, diversas técnicas desenvolvidas e aprimoradas por agricultores familiares para aumentar a quantidade de árvores de Cerrado nas…

lSPN lança cartilha sobre extrativismo sustentável do licuri

A cartilha sobre o licuri, a 9ª da série “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável”, é voltada para extrativistas, assessores técnicos, associações e cooperativas, que trabalham direta ou indiretamente com a palmeira licuri. A cartilha foi elaborada por Valda Aroucha e Maurício Aroucha, ambos da Ong Agendha. O foco de atuação da Agendha é…