Cerrado é homenageado com site multimídia

ISPN chama atenção para a importância desta savana brasileira para o equilíbrio climático global. Concentrando as atenções do mercado internacional importador de commodities e, ao mesmo tempo, de governos preocupados com a conservação ambiental, o bioma é apresentado com fotos, vídeos e infográficos no site Cerrado Vivo.

A Produção brasileira de alimentos e as dificuldades enfrentadas para sua regularização sanitária

Nos últimos anos, quem tem acompanhado o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil, percebe a crescente corrente do movimento agroecológico brasileiro. Esta nova abordagem da agricultura, que busca integrar os diversos aspectos sociais, econômicos e ambientais na unidade de produção familiar, enfrenta entraves regulatórios que desconsideram o papel da agroecologia na economia e na qualidade…

Cagaita – Boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia lança, em parceria com o ISPN e apoio do Funbio/TFCA, a cartilha de “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável da Cagaita“, de autoria dos pesquisadores Dr. Aldicir Scariot e Dr. José Felipe Ribeiro. A publicação soma-se à coleção iniciada em 2011 pela Embrapa e ISPN, que já conta com outras…

lSPN lança cartilha sobre extrativismo sustentável de Cascas de Árvores

A cartilha sobre cascas de árvores, a 11ª da série “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável”, é voltada para extrativistas, assessores técnicos, associações e cooperativas que trabalham direta ou indiretamente com cascas. A cartilha foi elaborada por Bruno Filizola e Maurício Bonesso e é fruto da parceria do ISPN com o Programa das Nações…

lSPN lança cartilha sobre extrativismo sustentável do jatobá

A cartilha sobre o jatobá, a 10ª da série “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável”, é voltada para extrativistas, assessores técnicos, associações e cooperativas, que trabalham direta ou indiretamente com o fruto. A cartilha foi elaborada por Camila Costa e é fruto da parceria do ISPN com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento…

ISPN lança livro Agricultores que Cultivam Árvores no Cerrado

O ISPN, juntamente com a Embrapa Cenargen, o WWF Brasil e dezenas de agricultores espalhados por todo o Cerrado, lançam em parceria o livro “Agricultores que Cultivam Árvores no Cerrado”. O livro descreve, em reconhecimento aos saberes locais, diversas técnicas desenvolvidas e aprimoradas por agricultores familiares para aumentar a quantidade de árvores de Cerrado nas…

lSPN lança cartilha sobre extrativismo sustentável do licuri

A cartilha sobre o licuri, a 9ª da série “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável”, é voltada para extrativistas, assessores técnicos, associações e cooperativas, que trabalham direta ou indiretamente com a palmeira licuri. A cartilha foi elaborada por Valda Aroucha e Maurício Aroucha, ambos da Ong Agendha. O foco de atuação da Agendha é…