Cerratinga

Cooperativa Central do Cerrado

A Central do Cerrado é uma cooperativa de cooperativas, estabelecida em 2005 por 35 organizações comunitárias de sete estados brasileiros (MA, TO, PA, MG, MS, MT e GO) que desenvolvem atividades produtivas a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado. Surgiu da necessidade de maior articulação comercial e inter-institucional entre entidades que estavam estruturando seus negócios em torno dos produtos nativos e tradicionais do bioma.

Sediada em Brasília, atualmente a Central do Cerrado fornece para restaurantes, empórios e mercados, oferecendo produtos de qualidade a partir de ingredientes como pequi, baru, farinha de jatobá, farinha de babaçu, buriti, mel, polpas de frutas, entre outros. Atende a coquetéis e lanches para eventos, além de encomendas, cestas personalizadas e grupos organizados de consumo.

Além de promover a divulgação e inserção dos produtos comunitários de uso sustentável do Cerrado nos mercados locais, regionais e internacionais a Central do Cerrado serve também como centro de disseminação de informações, intercâmbio e apoio técnico para as comunidades na melhoria dos seus processos produtivos, organizacionais e de gestão.

A Central do Cerrado opera dentro dos princípios e conceitos do Comércio Justo e Solidário, tendo como objetivo promover a inclusão social através do fortalecimento das iniciativas produtivas comunitárias que conciliam conservação do Cerrado com geração de renda e protagonismo social.

Grande parte dos produtos listados no site Cerratinga podem ser obtidos com a Central do Cerrado, por meio de sua loja virtual. Clique aqui para acessar.

 

Contato

Cooperativa Central do Cerrado
Telefone: (61) 3327 8489
Email: centraldocerrado@centraldocerrado.org.br
Loja virtual: centraldocerrado.lojavirtualfc.com.br
Site: www.centraldocerrado.org.br


Conteúdo relacionado: .Produtores, Abelhas nativas, Araticum, Babaçu, Baru, Buriti, Cagaita, Cajá, Caju, Cajuí, Capim dourado, Coquinho azedo, Gueroba, Jatobá, Macaúba, Mangaba, Maracujá da Caatinga, Murici, Pequi, Umbu