Cerratinga

Cagaita

>> Clique e acesse os Produtos, Produtores e Receitas com esta espécie
Espécie do Cerrado

A cagaita (nome científico: Eugenia dysenterica) é um fruto pequeno, de aproximadamente três centímetros de diâmetro, com casca amarelo esverdeada, polpa suculenta e ácida e apresenta até quatro sementes no seu interior.

A cagaiteira é uma bela árvore, com casca grossa típica do Cerrado e de copa frondosa coberta de folhas verdes brilhantes, que pode chegar a oito metros de altura e ocupa áreas de Cerrado da Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Cagaita frutos (Foto: DoDesign-s)

Cagaita frutos (Foto: DoDesign-s)

Apesar do agradável sabor ácido e textura macia, a cagaita deve ser consumida observando alguns cuidados. Isso porque o fruto, se consumido aquecido pelo sol e em grande quantidade, tem um forte efeito laxativo. Já as folhas têm efeito constipador. Além das atribuições medicinais e de produzir um suco muito saboroso, o fruto é utilizado na fabricação de produtos beneficiados, como picolés e sorvetes. Pesquisas acadêmicas apontam que a cagaita é rica em vitamina C e antioxidantes.  A polpa, com ou sem a casca, é energética, com baixo teor calórico.

Árvore de cagaita (Foto: DoDesign-s)

Árvore de cagaita (Foto: DoDesign-s)

Tabela nutricional

>> Faça download da tabela nutricional da Cagaita (PDF)