Cooperriachão – Cooperativa de Agricultores Familiares e Agroextrativistas Ambiental do Vale do Riachão

Contato Facebook: https://www.facebook.com/valney.soarescosta.7 Produtos comercializados Macaúba: óleo da amêndoa (comestível e cosméticos), óleo da polpa do coco (biodiesel, sabão em barra, sabão em pó), torta da amêndoa (alimentação de vacas de leite, suínos e galinhas), torta da polpa (alimentação de gado de corte e cavalos), borra do óleo da polpa (usada na mistura com sal…

Cooperativa Grande Sertão

Produtos comercializados Pequi e derivados; buriti e derivados, principalmente óleo; polpa: coquinho azedo, mangaba, cagaita, araticum, maracujá nativo, umbu; óleo de macaúba; mel; rapadura; e cachaça. Como comprar Loja física | WhatsApp: (38) 99805-5469 | Facebook e Instagram.

Umbu

Espécie da Caatinga Intitulado por Euclides da Cunha como a “árvore sagrada do sertão”, o umbuzeiro é também conhecido como imbuzeiro (nome cientifico: Spondias tuberosa). O seu fruto é o umbu ou imbu. A palavra que lhe deu esse nome é o “ymbu”, de origem tupi-guarani, que significa “árvore que dá de beber”, uma referência…

Pitomba

Espécie da Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado A pitomba (nome científico: Talisia esculenta), também conhecida como olho de boi, pitomba da mata e pitomba de macaco, é o fruto da pitombeira, árvore que pode alcançar mais de 10 metros de altura. Seu nome é originário do tupi e significa sopapo, bofetada ou chute forte.…

Murici

Espécie do Cerrado e da Caatinga O murici (nome científico Byrsonima crassifólia (L.) Rich) é uma planta presente em toda a América Latina, onde foram identificadas cerca de 130 espécies de muricis. O nome dessa árvore é de origem tupi e significa “árvore pequena”. As espécies existentes no Brasil podem ser encontradas em uma larga…

Maracujá da Caatinga

Espécie da Caatinga O maracujá da Caatinga (nome científico: Passiflora cincinnata), também conhecido como maracujá do mato, é uma fruta nativa do semiárido nordestino. É resistente à seca e também a uma série de pragas que atingem o maracujá comum. Sua casca é esverdeada e sua polpa branca, onde se escondem dezenas de sementes. O…

Mangaba

Espécie da Caatinga A mangaba é o fruto da mangabeira (nome cientifico: Hancornia speciosa), árvore rústica que pode chegar a dez metros de altura e é típica do bioma Caatinga, mas também pode ser encontrada em fisionomias do Cerrado. Também bastante comum no litoral do Nordeste, a mangaba tem, nessa região, sofrido com o desmatamento…

Mandacaru

Espécie da Caatinga O mandacaru (nome científico Cereus jamacaru) é uma cactácea nativa do Brasil, adaptada às condições climáticas do Semiárido. Conhecida também como cardeiro, a planta alcança até seis metros de altura e possui um formato que pode lembrar um candelabro. O mandacaru é importante para a restauração de solos degradados, serve como cerca…

Macaúba

Espécie de vários biomas A macaúba (nome científico Acrocomia aculeata) é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como bocaiúva, macaiba, coco-baboso e coco-de-espinho. Os frutos são importantes para…