Conteúdo encontrado: 26

Abelhas Jandaíra (Melipona subnitida), símbolo da Caatinga nordestina (Foto: Jerônimo Villas-boas/ISPN)

Abelhas nativas

Espécie

Espécies de diversos biomas São as abelhas que já viviam no Brasil muito antes da introdução da estrangeira Apis mellifera (popularmente conhecida como europeia, italiana ou africana), produtora do mel comumente encontrado no mercado. As abelhas deste grupo, representado por centenas de espécies, além de produzir méis diferenciados, não têm ferrão, sendo dóceis e fáceis…

Araticum

Espécie

Espécie do Cerrado O araticum (nome científico Annona crassiflora) é uma planta característica do Cerrado. Ocorre, normalmente, em áreas secas e arenosas. Chega a alcançar entre quatro e oito metros de altura. De crescimento lento, costuma frutificar quando chega aos dois metros.   Tem um fruto bastante conhecido e muito apreciado. Dependendo da região, leva…

Babaçu

Espécie

Espécie do Cerrado O babaçu (nome cientifico: Attalea ssp.), também conhecido como baguaçu, coco-de-macaco e, na língua tupi, uauaçu, é uma nobre palmeira nativa da região Norte e das áreas de Cerrado. Encontra-se em formações conhecidas como babaçuais, que cobrem cerca de 196 mil km² no território brasileiro, com ocorrência concentrada nos estados do Maranhão,…

Bacuri

Espécie

Espécie da Amazônia e do Cerrado Bacuri (nome científico Platonia insignis) é uma árvore frondosa que pode chegar a 40 metros de altura e dois metros de diâmetro. Popular na região amazônica, também é encontrada no bioma Cerrado nos estados do Maranhão e Piauí. A espécie, no passado, não era vista como planta frutífera, mas…

Baru

Espécie

O baru ou cumbaru (nome cientifico: Dipteryx alata) é o fruto do baruzeiro, imperiosa árvore nativa do Cerrado brasileiro. Infelizmente, esta espécie está ameaçada devido à extração predatória de madeira, que possui reconhecida resistência e qualidade, com propriedades fungicidas. Esta planta imponente, com copa densa, pode alcançar mais de 20 metros de altura e seu…

Buriti

Espécie

O buriti ou miriti (nome cientifico: Mauritia flexuosa) é uma planta de ampla distribuição no território nacional. Pode alcançar até 30 metros de altura e ter um caule com espessura de até 50 cm de diâmetro. A espécie habita terrenos alagáveis e brejos de várias formações, sendo encontrada com muita freqüência nas veredas, importante fitofisionomia…

Cagaita

Espécie

Espécie do Cerrado A cagaita (nome científico: Eugenia dysenterica) é um fruto pequeno, de aproximadamente três centímetros de diâmetro, com casca amarelo esverdeada, polpa suculenta e ácida e apresenta até quatro sementes no seu interior. Apesar do agradável sabor ácido e textura macia, a cagaita deve ser consumida observando alguns cuidados. Isso porque o fruto,…

Cajá

Espécie

Espécie de vários biomas O cajá é o fruto da cajazeira (nome científico Spondias mombin L.), árvore da família das Anacardiáceas que está presente em vários estados brasileiros, especialmente nos das regiões Norte e Nordeste, como nos estados de Sergipe, Paraíba Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Dependendo da região, a planta…

Caju

Espécie

Espécie da Caatinga O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence a família Anacardiaceae. Apesar da distribuição da espécie pelo país, a maior produção de caju está concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. O cajueiro alcança até 10m de altura…

Cajuí

Espécie

Espécie do Cerrado Cajuí, cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo são os nomes dados aos cajus nativos do bioma Cerrado. Espécies ainda pouco estudadas, Anacardium nanum e Anacardium humile, são plantas de porte arbustivo encontradas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e no Distrito Federal. O pseudofruto é conhecido possui cores que variam…