Geraizeiros: Homens e Mulheres do Cerrado
Foto: Acervo ISPN
Habitantes dos planaltos, encostas e vales do norte de Minas Gerais e do oeste da Bahia, entre outros, os geraizeiros são populações tradicionais que se identificam com os “Gerais” (como o Cerrado era historicamente conhecido). Eles utilizam propriedades comuns, muitas vezes chamadas de “quintais”, onde o espaço é ocupado solidariamente para o plantio diversificado de milho, feijão, mandioca, frutas e hortaliças.
Com uma lógica secular de criação de animais “na solta”, os geraizeiros minimizam custos e respeitam a capacidade de regeneração da natureza. Essa filosofia de vida resiste à cultura das cercas e à monocultura. No entanto, a falta de titulação das terras as torna alvo de grandes empresários do agronegócio. As pastagens extensivas e monocultivos degradam o solo e poluem cursos d’água, reduzindo as áreas tradicionais de habitação.
A resistência geraizeira busca apoio em entidades de direitos humanos e órgãos governamentais, defendendo um modo de vida que respeita os ciclos naturais e os vínculos humanos ancestrais.
Compartilhe
Balaio
Biodiversidade, cultura e produção sustentável estão conectadas nos territórios da Caatinga, Cerrado e das transições entre biomas. Aqui no Balaio é onde você encontra tudo em um único um espaço: espécies nativas, produtores locais, receitas tradicionais e tudo que precisa para entender estes biomas.
COMPRE DE QUEM CUIDA DA TERRA
Sabores da terra e saberes que preservam biomas.
Valorize quem apoia a produção sustentável de povos e comunidades tradicionais.