Cerratinga

Murici

>> Clique e acesse os Produtos, Produtores e Receitas com esta espécie
Espécie do Cerrado e da Caatinga

O murici (nome científico Byrsonima crassifólia (L.) Rich) é uma planta presente em toda a América Latina, onde foram identificadas cerca de 130 espécies de muricis. O nome dessa árvore é de origem tupi e significa “árvore pequena”. As espécies existentes no Brasil podem ser encontradas em uma larga faixa que contempla áreas da Floresta Amazônica, estados do Sudeste, Centro-Oeste e também do Nordeste. Nesta região, mais especificamente na Caatinga, o período de floração é logo após as chuvas.

Murici (Foto: DoDesign-s)

Murici (Foto: DoDesign-s)

A árvore pode alcançar até cinco metros, com galhos frágeis que sustentam as folhas, flores e frutos. Estes, por sua vez, são pequenos, alaranjados, arredondados, muito apreciados na culinária pelo sabor marcante da sua polpa. Pertence à família da acerola, Malpighiaceae. A floração do murici varia de acordo com o ciclo das chuvas. A abertura das flores geralmente acontece no início da manhã. Cada fruto possui uma semente. A colheita, em geral, é praticada de forma extrativista.

Murici - flor (Foto: DoDesign-s)

Murici – flor (Foto: DoDesign-s)

No Cerrado e nas regiões semiáridas, o murici apresenta um enorme potencial produtivo e econômico devido às suas propriedades nutricionais e possibilidades gastronômicas. O murici é rico em fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C, B1 e B2 e niacina. O seu sabor agradável faz com que seja procurado em feiras livres e nos comércios locais para consumo in natura, mas também beneficiado em forma de sucos, picolés, licores, geleias, doces, conservas e em forma de farinha. Possui ainda propriedades medicinais, sendo usado como antifebrífugo, desinflamante, antibacteriano, antifúngico, dentre outros.

Tabela nutricional

>> Faça download da tabela nutricional do Murici (PDF)