Coquinho azedo – cachos (Foto: Vítor Vinícius de Lima)
Espécie do Cerrado

O coquinho azedo (nome científico: Butia capitata) é uma palmeira de tamanho médio que ocorre no Cerrado dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Também é conhecido como coquinho, coco-cabeçudo ou butiá. Sua copa é coberta por folhas verde-acinzentadas que, à luz do sol, lhe confere um brilho particular. A árvore pode alcançar quatro metros de altura e possui flores amarelas que brotam em cachos.

Cada pé de coquinho azedo produz, em média, três cachos por ano, podendo, no entanto, chegar a 15 cachos/ano. Em geral, cada cacho produz cerca de 180 frutos, mas pode variar de 18 a 555. Os frutos são arredondados, medem cerca de 2 centímetros de comprimento e quando maduros tem coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo a adocicado, rica em fibras, vitaminas A e C, além de potássio.

Coquinho azedo – fruto cortado ao meio (Foto: Roberto Cardoso)

Cada fruto possui de uma a duas sementes ou amêndoas, cobertas por uma casca muito dura que dificulta a germinação. A amêndoa, também comestível, é rica em gordura, proteínas e minerais e é aproveitada na produção de doces, pães, biscoitos e óleos.

Coquinho azedo – frutos (Foto: Acervo ISPN)

 

Devido às suas propriedades nutricionais e ao delicioso sabor, o coquinho azedo resulta em uma série de produtos beneficiados como sucos, polpas, picolés, geleias, licores e sorvetes, assim como é muito apreciado in natura. O potencial nutricional deste fruto tem levado alguns municípios dos estados onde ocorre a adotarem este produto do Cerrado no cardápio da alimentação escolar.

Coquinho azedo – árvore (Foto: Vítor Vinícius de Lima)

 

Tabela nutricional

Informação nutricional por 100g

VD(%)
Valor calórico
46,1 Kcal
1,8
Proteínas
0,8 g
1,7
Lipídios
2,6 g
3,3
Carboidratos
4,8 g
1,3
Fibras
4,1 g
16,4
Cálcio
40,0 mg
5
Fósforo
80,0 mg
40
Sódio
9,3 mg
0,4
Vitamina A
300,3 mg RE
37,5
Vitamina C
136,7 mg
227,9

*VD = Valores Diários de referencia com base em uma dieta de 2500 Kcal.

Produtores

Receitas