Cerratinga

Coquinho azedo

>> Clique e acesse os Produtos, Produtores e Receitas com esta espécie
Espécie do Cerrado

O coquinho azedo (nome científico: Butia capitata) é uma palmeira de tamanho médio que ocorre no Cerrado dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Também é conhecido como coquinho, coco-cabeçudo ou butiá. Sua copa é coberta por folhas verde-acinzentadas que, à luz do sol, lhe confere um brilho particular. A árvore pode alcançar quatro metros de altura e possui flores amarelas que brotam em cachos.

Coquinho azedo - cachos (Foto: Vítor Vinícius de Lima)

Coquinho azedo – cachos (Foto: Vítor Vinícius de Lima)

Cada pé de coquinho azedo produz, em média, três cachos por ano, podendo, no entanto, chegar a 15 cachos/ano. Em geral, cada cacho produz cerca de 180 frutos, mas pode variar de 18 a 555. Os frutos são arredondados, medem cerca de 2 centímetros de comprimento e quando maduros tem coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo a adocicado, rica em fibras, vitaminas A e C, além de potássio.

Coquinho azedo - fruto cortado ao meio (Foto: Acervo ISPN)

Coquinho azedo – fruto cortado ao meio (Foto: Acervo ISPN)

Cada fruto possui de uma a duas sementes ou amêndoas, cobertas por uma casca muito dura que dificulta a germinação. A amêndoa, também comestível, é rica em gordura, proteínas e minerais e é aproveitada na produção de doces, pães, biscoitos e óleos.

Coquinho azedo - frutos (Foto: Acervo ISPN)

Coquinho azedo – frutos (Foto: Acervo ISPN)

Devido às suas propriedades nutricionais e ao delicioso sabor, o coquinho azedo resulta em uma série de produtos beneficiados como sucos, polpas, picolés, geleias, licores e sorvetes, assim como é muito apreciado in natura. O potencial nutricional deste fruto tem levado alguns municípios dos estados onde ocorre a adotarem este produto do Cerrado no cardápio da alimentação escolar.

Coquinho azedo - árvore (Foto: Vítor Vinícius de Lima)

Coquinho azedo – árvore (Foto: Vítor Vinícius de Lima)

Tabela nutricional

>> Faça download da tabela nutricional do Coquinho azedo (PDF)

Publicação para download

>> Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável do Coquino Azedo (PDF)