Cerratinga

Artigos


19/05/2014

» Pensar globalmente, alimentar-se localmente

Escritor belga, Luc Vankrunkelsven viveu, entre 2003 a 2008, parte do tempo no Brasil e parte na Europa. Durante estes anos ele publicou 12 livros e diversos artigos sobre a estrutura produtiva e de consumo, revelando o setor agrícola como um dos maiores responsáveis pela insustentabilidade ambiental.  Leia mais »


Conteúdo relacionado: Artigos, Capa, Notícias

» Quem agrega valor aos frutos do Cerrado?

Professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB-Planaltina), Janaína Diniz, produz artigo para o Cerratinga e afirma que espécies do Cerrado além de ter ricos valores nutricionais e medicinais, têm também o potencial de resgatar a cultura tradicional e incrementar a renda de comunidades que coletam e comercializam estes frutos. Leia mais »


Conteúdo relacionado: Artigos, Textos

» Que frutas você come?

O brasileiro gosta muito de frutas, isso não se pode negar. Nossa terra tropical nos agraciou com a fartura e a diversidade de sabores, que costumam encantar muitos estrangeiros que desembarcam por aqui. Aliás, como temos a maior biodiversidade do mundo, é natural que os brasileiros tirem proveito disso. Mas… será que é assim mesmo? Leia mais »


Conteúdo relacionado: Artigos, Capa

» Reportagem sobre manejo de buriti

Estudo mostra que é possível conciliar o uso sustentável do buriti para geração de renda para comunidades rurais e conservação dos ecossistemas.

Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele. Uma pesquisa de doutorado do Instituto de Biologia (IB) sobre essa planta mostrou que é possível, às comunidades rurais que fazem o extrativismo do seu fruto, conciliar geração de renda e ao mesmo tempo conservação da espécie.

 Acesse aqui


Conteúdo relacionado: Artigos