Cerratinga

Coopes – Bahia

Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina

A Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES) foi fundada no dia 02 de maio de 2005, pela união de diversos coletivos de Capim Grosso, BA. Essa é uma cooperativa de produtores da agricultura familiar que se juntaram na defesa dos seus interesses econômicos e sociais, cuja primeira meta foi a melhoria da qualidade dos seus produtos, divulgação e inserção no mercado.

Antes mesmo da fundação da cooperativa, um grupo de mulheres da zona rural iniciou pesquisas e experiências com o licuri para a produção de alimentos, que se transformou no carro-chefe da cooperativa. Essa iniciativa lançou a COOPES na participação de eventos internacionais levando os produtos à base de licuri.

Outros envolvimentos da cooperativa a direcionaram às questões da produção familiar e mercado solidário no semiárido baiano. São essas diretrizes que norteiam a produção da COOPES, que hoje produz não só alimentos à base do licuri, como petiscos de licuri torrado com sal, sem sal, caramelado e cocadas, mas também doces de umbu e outros produtos da agricultura familiar.

Contato

Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina
Avenida Airton Senna, nº 731-A Bairro São Luiz, Capim Grosso, BA, CEP: 44.695-000
Telefone: (74) 3651-0225; Fax: (74) 3651-0225
E-mail: coopesvendas@hotmail.com, suporte@coopes.org.br, coopesvendas@hotmail.com, naidemell@hotmail.com
Site: www.coopes.org.br


Conteúdo relacionado: .Produtores, Licuri, Umbu