Cerratinga

Cooperjap – Minas Gerais

Cooperativa dos Produtores Rurais e Catadores de Pequi de Japonvar

Japonvar, em Minas Gerais, é reconhecida como “capital nacional do pequi”. Fundada em 1998, a COOPERJAP surgiu da demanda dos produtores locais em melhorar sua organização e ampliar os ganhos com a exploração econômica do pequi, até então coletado e vendido in natura para atravessadores. Hoje são cerca de 200 cooperados.

Ao longo dos mais de dez anos de atuação, a cooperativa desenvolveu extensa linha de derivados de pequi. Além da polpa e caroço em conserva, comercializa óleo, creme, farinha, paçoca de pequi com carne-de-sol e castanha desidratada de pequi. Investe também em outros produtos do extrativismo, como a fava-d’anta, e polpas congeladas e licores de diversas frutas, como cagaita, murici e siriguela.

Atualmente, a COOPERJAP gera renda para mais de 300 pessoas envolvidas na coleta, no beneficiamento e na comercialização. Conta com o apoio de uma extensa rede de parceiros e teve papel destacado na aprovação da “Lei Pró-Pequi” (Lei Estadual 13.965), que disciplina o extrativismo e protege o pequizeiro, além de encorajar diversas iniciativas de recuperação da biodiversidade pelo plantio de espécies nativas do Cerrado.

Contato

Cooperativa dos Produtores Rurais e Catadores de Pequi de Japonvar
Rua Brasília, 257 – Centro, Japonvar – MG CEP:39335-000
Tel.: (38) 3231.9310
Fax: (38) 3231.9122
E-mail: cooperjap@ig.com.br
Site: www.cooperjap.com.br


Conteúdo relacionado: .Produtores, Cagaita, Murici, Pequi