Cerratinga

Coopercuc – Bahia

Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá

Com mais de 25 anos de trabalho com beneficiamento das frutas da região do semiárido baiano, a COOPERCUC foi formalizada em 2004, com quarenta e quatro cooperados. O trabalho começou com a chegada de freiras à Uauá, trazendo novas formas de beneficiamento. O trabalho se expandiu para Curaçá e Canudos e, hoje, a COOPERCUC atua junto a 450 famílias, em 18 comunidades.

Em 2005 foram construídas 15 mini-fábricas nas comunidades rurais e uma fábrica central em Uauá, possibilitando uma maior qualidade e o aumento do volume produzido pelos grupos. Os produtos, então, começaram a ser exportados para a França, por meio da Alter Eco, e, em 2008, para a Áustria.

Essas pequenas fábricas produzem, de forma cuidadosa, doces cremosos, doces de corte e light, sucos, geleias, compotas e polpas, que compõem a linha GRAVETERO. O carro chefe são os doces feitos de umbu, uma fruta suculenta, rica em sais minerais e vitaminas, além do maracujá-da-Caatinga. Sua capacidade de produção chega a 200 toneladas de doces, tendo uma estrutura comercial e produtiva consolidada. A alta qualidade de seus produtos permitiu que adquirissem o selo FLO de Comercio Justo, além de certificação orgânica.

Contato

Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá
Rua São Paulo nº 409, Centro, Uauá, BA, CEP: 48950-000
Telefones: (74) 3673.1428 / (74) 9996-8795
Email: vendas@coopercuc.com.br, jussara@coopercuc.com.br
Site: www.coopercuc.com.br


Conteúdo relacionado: .Produtores, Maracujá da Caatinga, Umbu