Cerratinga

30/05/2014

Cerratinga marcará a semana do meio ambiente com exibição de vídeo

Para disseminar o conhecimento acerca dos frutos nativos da Caatinga e do Cerrado e conscientizar as pessoas da importância de conservar o meio ambiente para garantir a sustentabilidade  das famílias que dependem dos recursos naturais para viver, os vídeos Cerratinga serão exibidos em eventos de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).

Crédito: Bento Viana/ISPN

Crédito: Bento Viana/ISPN

Com imagens da coleta dos produtos e seu processamento, os filmes oferecem uma viagem por várias paisagens típicas dos biomas, informando o público sobre toda a cadeia produtiva que está por trás dos produtos que ele consome.

De acordo com Fábio Vaz, coordenador executivo do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), “a linguagem simples e objetiva foi priorizada tanto na produção do curta sobre o maracujá-da-Caatinga, quanto na do baru a fim de atender os consumidores que não estão familiarizados com a realidade destes biomas e seus povos. Dessa forma, estamos sendo convidados para participar de vários circuitos que dão visibilidade à temática de conservação da natureza, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, indígenas e agroextrativismo”.

O vídeo sobre o maracujá-da-Caatinga será transmitido no Circuito Tela Verde, que acontecerá no Senado Federal, entre os dias 02 e 06 de junho. As imagens foram gravadas na cidade de Uauá, BA, região do semiárido nordestino, onde o maracujá-da-Caatinga é abundante e importante fonte de renda para as famílias da zona rural. O fruto coletado pode ser transformado em sucos, doces, polpas e sorvetes, mas é a venda da geleia pela Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), que gera renda para 450 famílias de 18 comunidades.

Já no VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que ocorrerá de 05 a 08 de junho em Brasília, é a vez do vídeo sobre a cadeia produtiva do baru. O vídeo apresenta como comunitários do povoado de Caxambu, em Pirenópolis (GO), renovaram o ânimo a partir da renda gerada pela comercialização da amêndoa do baru. O cine Cerrado ocorrerá de 19h às 20h, dos dias 06 e 07 de junho, no Complexo Cultural Funarte.

O Cerratinga é uma iniciativa do ISPN e atua como fonte de informações para os consumidores conhecerem os produtos destes biomas, contribuindo para a inserção das espécies nativas nos mercados locais, regionais e nacionais, para a melhoria de qualidade de vida das comunidades, das comunidades produtoras e para a conservação dos biomas.


Conteúdo relacionado: Capa, Notícias, Releases