Cerratinga

AMDH – Ceará

Associação de Moradores do Distrito Horizonte

Fundada em 2000, a Associação dos Moradores do Distrito de Horizonte (AMDH) possui 118 famílias associadas e é responsável por grande parte da geração de renda e da melhoria de questões sociais para a comunidade.

A atividade extrativista é bem desenvolvida no vilarejo com destaque para a coleta do pequi (Caryocar brasiliensis), fruto típico do Cerrado, que corresponde a principal fonte de geração de renda dessas famílias. De modo geral, cada família envolvida com o extrativismo do pequi adota praticamente o mesmo procedimento com relação ao destino da colheita. Uma parte da produção é destinada ao consumo próprio, outra é comercializada direta ou indiretamente e finalmente a terceira parte é transformada em óleo.

É com a terceira parte da coleta que a ADMH beneficia o pequi transformando-o em produtos, que são: óleo de pequi, molho de pequi sem pimenta e molho de pequi com pimenta. A associação vem diversificando a produção valorizando a culinária local com pães e biscoitos feitos também com pequi.

Contato

Associação de Moradores do Distrito Horizonte
Distrito de Horizonte, zona rural da Cidade de Jardim – CE
Telefone: (88) 3555 5000 / (88) 9951 2590 / (88) 9283 1990
E-mail: asshorizonte@yahoo.com.br, tessonpb@yahoo.com.br


Conteúdo relacionado: .Produtores, Pequi