Cerratinga

AMAQUI – Alagoas

Associação das Mulheres Artesãs Quilombolas Serra das Viúvas 

Desde 2006, a comunidade de Serra das Viúvas vinha tentando formalizar a Associação das Mulheres Artesãs Quilombolas Serra das Viúvas, mas foi em 2010, como o apoio da ONG Agendha, que a AMAQUI foi formalizada. Seus princípios básicos são as relações socioambientais com a vida familiar a comunitária, a produção, o extrativismo, o beneficiamento e a comercialização de forma justa, ética e solidária.

A associação beneficia produtos florestais não madeireiros, como artesanatos decorativos e utilitários, tais como cestarias, caixas, abanadores e descanços de panela feitos a partir de cipó e da palha de licuri. O beneficiamento e a coleta do material são realizados a partir da aplicação dos conhecimentos tradicionais e do desenvolvimento de práticas de manejo não predatório, voltados à conservação e utilização sustentável de espécies da sociobiodiversidade da Caatinga e da agricultura familiar.

As mulheres tem um papel de destaque dentro da associção, sendo responsáveis pelo beneficiamento dos artesanatos que são feitos manualmente, de modo a preservar a cultura e história da comunidade.

Contato

Associação das Mulheres Artesãs Quilombolas Serra das Viúvas
Água Branca – AL
Telefone: (82) 9927-8485 / 9974-3469 / 9927-8485
E-mail: bodegacaatinga@agendha.org.br


Conteúdo relacionado: .Produtores, Licuri